Goianienses na estrada

 Qual segmento de Turismo turistas saídos da capital buscam no Estado

    A cidade de Goiânia, planejada, arborizada e cosmopolita é dotada de atrativos turísticos únicos como o Mutiramaúnico parque de diversões gratuito do país - e que no ultimo mês das férias dos alunos do ensino regular, chegou a receber cerca de 12 mil pessoas por dia. No mês em que se comemora o dia Nacional do Patrimônio Cultural pensar a cidade em meio ás ações do município quanto ao turismo( como o Circuito Cultural promovido pela Secretaria de Cultura da cidade - SECULT) assim como características atrativas únicas para turistas vindos de outros lugares, assim como buscar entender o que o goianiense busca encontrar em outros destinos do estado que não encontra na capital é o que norteia esta matéria.
    Segundo a Condutora de Visitantes Giovanna Barros* condutora local de Visitantes na Chapada dos veadeiros e moradora de Goiânia ,ela não consegue perceber com um olhar voltado ao turismo um segmento na cidade. Para a condutora de Visitantes - profissional cadastrado na Embratur que exerce atividades de acompanhamento, orientação e transmissão de informações a pessoas ou grupos, em visitações - Goiânia funciona como uma espécie de portão de entrada para visitantes de outros estados que buscam como destino principal atrativos próximos ligados ao Ecoturismo como Pirenópolis, Terra Ronca e a região da Chapada dos Veadeiros. Pessoas que chegam no intuito de visitar parentes por um dia na cidade ou que simplesmente fazem a escala do vôo no Aeroporto Santa Genoveva, com uma janela de tempo suficiente para conhecer a cidade durante algumas horas são muitos segundo as percepções de Giovanna.
    Quando perguntada quanto ao movimento contrário de pessoas da capital que buscam outros destinos no estado que talvez não encontrem na cidade, a entrevistada diz que os destinos procurados por turistas estrangeiros ou de outros estados ligados ao turismo ambiental ou ecoturismo estão em números disparados se comparados ao turismo Cultural  ou histórico por exemplo.
    Para a técnica em patrimônio da SECULT que esteve na organização do Circuito Cultural este mês que atua como Agente do Turismo ( ligada ao turismo ) Fernanda **,a cidade de Goiânia tem um potencial enorme para aliar o Turismo Historico e Cultural ao Educativo se pensarmos a quantidade de locais tombados pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - na cidade. Veja Aqui 
    Fernanda compartilha que existe um projeto da Prefeitura com algumas Secretarias do Município para unificar e segmentar um Turismo consolidado na capital de Goiás. Quem sabe se o projeto sair do campo das ideias poderemos pensar em um movimento maior de turistas na cidade e menor de turistas buscando em outros locais o que podem encontrar em Goiânia.

                                                                                                                                      Prosas e Andanças

*Sobrenome Fictício a pedido da entrevistada

** Nome Fictício a pedido da entrevistada por orientações da pasta em que ela trabalha.



Dedo de Prosa

Conteúdo

Video