Andanças, Fotografias e Arquitetura de Goiânia
Em 2010 a disciplina acadêmica deixou de ser oferecida, e dando continuidade ao projeto um grupo de 10 estudantes, juntamente com o Prof. Dr. Bráulio Vinícius Ferreira, resolveu unir a fotografia à ação beneficente. Cada pessoa levou gêneros alimentícios e roupas usadas para serem doados à Missão Pão e Vida, que assiste moradores de ruas e dependentes químicos. Desta forma, nasceu a Deriva Fotográfica do Bem.Em 2011, a Deriva, ainda que realizada de maneira informal, tendo como premissa de divulgação a internet e as redes sociais, contou com a participação de 140 inscritos. Não foi cobrado nenhum valor de inscrição: a única contrapartida era a doação de dois litros de leite. Assim, foram arrecadados 185 litros.
Em 2012, o evento, que então começava a ganhar formatação própria, alcançou a surpreendente marca de 203 inscritos e arrecadou 225 litros de leite.Já em 2013 foi realizado o primeiro Bate-papo, um outro momento do evento, onde convidamos três pessoas para conversar sobre a cidade. Em 2014 o evento cresceu em número e alcançou marcas surpreendentes, bem como uma participação ainda mais diversificada de público.
No ano de 2015, com um público ainda maior e interessante, a Deriva do Bem foi realizada no Setor Sul. Um bairro histórico e com um desenho urbano bastante peculiar com suas áreas verdes, e por isso mesmo a edição de 2015 foi intitulada “poros dos jardins invisíveis”. E ainda em 2015, a Deriva do Bem se expandiu e foi para a antiga capital de Goiás. Entre uma arquitetura colonial, uma deliciosa culinária regional, morros, histórias e rio, a cidade de Goiás recebeu derivantes que se interessaram em conhecê-la para além dos limites históricos.
A edição de 2016 da Deriva apresentou a experiência de percorrer trechos de três importantes bairros da capital goiana, os setores: Universitário, Central e Oeste. A direção deste percurso inspirou o tema da edição intitulado "Caminho do Sol", e pela segunda vez, em novembro de 2016, a Deriva aconteceu na Cidade de Goiás.
Para comemorar seus oito anos de edição, a Deriva do Bem de 2017 propôs ao derivante o desafio do caminhar buscando outros olhares para o cotidiano e nesta edição o espaço de observação e reflexão foi o tradicional Setor Campinas.
O projeto Deriva do Bem é um convite para um caminhar atento pela cidade a fim de perceber e registrar suas formas, sentidos, marcas e memórias. Em 2022, esse encontro acaba de ser realizado realizado em Goiânia, nos dias 19 e 20 de agosto, no Centro da Cidade.
Fonte : Site Deriva do bem